Há 58 casos de infeção pelo novo coronavírus no lar.
Corpo do artigo
Os utentes do lar de Alverca, em Vila Franca de Xira, cujo resultado foi negativo para a Covid-19, vão ser encaminhados para uma unidade hoteleira requisitada pela Câmara Municipal, disse este sábado aos jornalistas o presidente da autarquia, Alberto Mesquita.
De acordo com o autarca, irão ser seguidas as indicações das autoridades de saúde, que vão no sentido de "retirar todos os utentes cujo teste deu negativo".
"Toda a Proteção Civil [municipal] estará preparada" para a retirada "dessas pessoas, que vão para uma unidade hoteleira que a Câmara Municipal contratou para acolher estas pessoas", disse Alberto Mesquita, adiantando que se tratam de 30 utentes e seis funcionários.
12087591
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no lar irão permanecer os utentes infetados, que no total são 58 pessoas, das quais 39 utentes e 19 funcionários.
O autarca confirmou ainda que estão a ser efetuados 20 testes num outro lar da Associação de Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca (AABMA), situado a 800 metros do lar com 58 infetados.
Os testes estão a ser realizados pelo hospital de Vila Franca de Xira e que só serão conhecidos "ao final do dia", não antes das 18h00, adiantou Alberto Mesquita.
O edil esclareceu que os utentes do segundo lar que testarem positivo para a covid-19 irão ser encaminhados para o primeiro, onde foram detetados os 58 casos positivos, e os que testarem negativo irão para a unidade hoteleira contratada pela Câmara Municipal.
Alberto Mesquita disse ainda que estão a ser efetuados testes em todos os lares de Vila Franca de Xira.
Portugal regista hoje 687 mortos associados à covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.