
Vacinas
Direitos Reservados
Contudo, a subdirectora-geral de Saúde frisou que as jovens com mais de 13 anos que iniciaram entretanto o processo podem concluí-lo gratuitamente em 2012.
Corpo do artigo
A vacina contra o cancro do colo do útero vai passar apenas ser administrada gratuitamente a raparigas com 13 anos a partir de Janeiro de 2012, confirmou a subdirectora-geral de Saúde.
Em declarações à TSF, Graça Freitas adiantou que «todas as meninas entre os 13 e os 20 anos até agora, com taxas de cobertura mais ou menos elevadas conforme têm o seu esquema mais adiantado ou não estão vacinadas ou em vias de se vacinar».
«No Programa Nacional de Vacinação, terminou a campanha dos 17 anos e ficamos a vacinar só as dos 13, porque as primeiras meninas que foram vacinadas aos 13 anos quando o programa começou já apanharam os 17 anos», afirmou.
Contudo, Graça Freitas adiantou que mesmo com a entrada em vigor do novo plano de vacinação, as jovens com mais de 13 anos que iniciaram entretanto o processo podem concluí-lo gratuitamente em 2012.
«Até à véspera de fazerem 19 anos podem iniciar ainda o esquema. Qualquer pessoa que tenha iniciado pode completar o esquema o mais rápido possível para ficar protegida, mas podem vacinar-se gratuitamente até aos 26 anos para completar o esquema», assegurou.