Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, a lei que despenaliza a morte medicamente assistida.
Corpo do artigo
Há coisas que o dinheiro não compra mas, no Canadá, comprou acesso indevido à vacina contra a Covid-19. Ekaterina Baker e Rodney Baker, um casal de milionários, fizeram-se passar por funcionários de um hotel de uma região remota para receberem a vacina que estava destinada à comunidade de Beaver Creek, no território de Yukon. Foram multados, mas podem vir a enfrentar pena de prisão.
13291800
Da Indonésia também não chegam melhores notícias. Dois homens, de 27 e 29 anos, foram vergastados em público. A acusação? Homossexualidade. A pena foi decretada por tribunal da sharia (lei islâmica), em vigor na província de Aceh. A Human Rights Watch já classificou esta ação como algo "medieval".
13292326
Voltemos à pandemia. Num momento em que se discute, pela Europa fora, a eficácia das máscaras comunitárias, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) garante à TSF que, se se tornarem obrigatórias, há máscaras FFP1 e FFP2 que cheguem para os portugueses.
13291355
Mas há coisas que, para já, não chegam a todos. A Moldávia, o país mais pobre da Europa, ainda não viu um único frasco de qualquer vacina contra a Covid-19. Num país com 2,6 milhões de habitantes, as primeiras vacinas só devem chegar no final de fevereiro.
13292020
Em Portugal, a Ordem dos Enfermeiros admitiu avançar para os tribunais por causa do decreto publicado esta sexta-feira, pelo Governo, para regulamentar o novo estado de emergência e que prevê a contratação de profissionais de saúde estrangeiros para responder ao agravamento da pandemia. O documento permite a contratação de enfermeiros estrangeiros sem reconhecimento de competências pela Ordem - algo, até aqui, exigido por lei - ou inscrição na mesma, pelo menos durante um ano.
13292680
O dia foi também de uma votação que pode ser histórica em Portugal. O Parlamento aprovou, com 136 votos a favor, a lei que despenaliza a morte medicamente assistida. O assunto segue agora para Belém, onde Marcelo Rebelo de Sousa vai poder promulgar, vetar ou enviar a lei para o Tribunal Constitucional.
13292968
Em Setúbal foi dia de demissões. A diretora do Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social pediu a cessação de funções depois de ter vindo a público que mais de uma centena de funcionários daquele instituto teriam sido indevidamente vacinados contra a Covid-19.
13294598
Certo é que o país continua a fazer contas à vida no combate à pandemia. O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge avisa, esta sexta-feira, que são precisos mais dois meses com medidas de confinamento para que o número de casos de Covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos fique abaixo dos 300.
13294816