Vacinação sazonal contra Covid-19 alargada para aumentar "proteção contra infeção"
Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Sazonal, lembrou que a vacinação é muito importante para evitar a doença aguda.
Corpo do artigo
Por ser o meio mais eficaz e seguro, as autoridades decidiram alargar, a partir desta segunda-feira, a vacinação sazonal contra a Covid-19. A população com mais de 18 anos já pode recorrer ao centro de saúde ou a uma farmácia e tomar a vacina contra o coronavírus. Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Sazonal, explica porque é que só agora se abre a porta aos mais jovens.
"A vacinação sazonal é especialmente importante para a população mais idosa e população que tem algumas doenças que conferem maior risco de doença grave. Por essa razão, no início do outono começa-se sempre por vacinar esses grupos para os quais a vacinação tem mais importância, para proteger essas pessoas das complicações da doença, de maneira a que não haja um atraso do acesso à vacinação das pessoas que mais beneficiam dessa vacina. A partir do momento em que a maioria da população elegível já teve oportunidade de ser vacinada, havendo disponibilidade de vacinas e sendo as vacinas seguras, então pode-se fazer um alargamento à população que, de acordo com a sua avaliação individual, prefere ser vacinada para ter essa proteção contra a infeção, mesmo que não esteja nesses grupos considerados prioritários. Isto é algo que já aconteceu o ano passado, com a vacinação contra a Covid-19, e que este ano havendo, da mesma maneira, disponibilidade de vacinas também se fez esse alargamento", esclareceu à TSF Luís Graça.
O também coordenador do Laboratório de Investigação em Imunologia Celular diz que a vacinação é muito importante para evitar a doença aguda.
"Tal como aconteceu no ano passado, a principal razão para recomendar o alargamento prende-se com a disponibilidade das vacinas e com o facto de a população para a qual existe uma recomendação já ter tido acesso a essa vacinação. O risco de doença grave - e esse é o principal objetivo da vacinação - continua principalmente circunscrito às pessoas mais idosas e às pessoas que, independentemente da sua idade, tenham doenças crónicas ou doenças que conferem um maior risco", acrescentou o membro da Comissão Técnica de Vacinação Sazonal.
