Em declarações à TSF, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, diz duvidar que haja hesitação dos mais velhos em receber as doses de reforço da vacina contra a Covid-19.
Corpo do artigo
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defende que o essencial da defesa contra a transmissão do vírus continua a passar pela vacinação, mas também pelos comportamentos. É essencial manter os protocolos de distanciamento social, o uso de máscaras, e o arejamento dos espaços fechados.
Quem está a facilitar, está pagar uma fatura elevada, e Manuel Carmo Gomes lembra que "se conseguirmos retardar a reprodução do vírus, sem regressar a medidas que limitam as nossas vidas quotidianas, seria ouro sobre azul".
TSF\audio\2021\11\noticias\09\x_manuel_carmo_gomes
Ouvido pela TSF, o investigador diz que é mais provável que estejam a acontecer falhas na organização do processo, do que algum tipo de hesitação dos cidadãos mais velhos, e que foram os primeiros a completar a vacinação.
Ontem, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes e o matemático Carlos Antunes, publicaram a mais recente projeção sobre o evoluir da pandemia, antevendo uma subida de casos.
Se isso é preocupante ou não, depende da eficácia da vacinação.
Mas para já, a vacina tem revelado resultados na proteção quanto a casos graves e óbitos, e também na redução da transmissibilidade.