
Global Imagens
O stock de vacinas esgotou devido à elevada procura. O Diretor Geral da Saúde reúne-se segunda-feira com as empresas que fornecem as farmácias para avaliar a situação.
Corpo do artigo
Devido à elevada procura, as vacinas contra a gripe estão esgotadas em várias farmácias de Lisboa.
Conforme constatou a reportagem da TSF junto de várias farmácias da capital, os pedidos dos utentes para a vacina têm sido muitos mas as repostas negativas das farmácias também.
As farmácias tinham recebido indicação que dia 15 de outubro seriam entregues novas doses mas esta sexta-feira o prazo foi alterado para o final do mês.
Há quem tenha optado por reservar e pagar antes, para assim poder garantir a vacina, mas no balcão quem atende vai explicando que o único remédio é mesmo esperar.
Uma farmacêutica revelou à TSF que a justificação dada pelos laboratórios é que, nesta altura, são os países da Europa que têm mais necessidade de combater a gripe, devido às temperaturas mais baixas. Portugal não é por isso um país prioritário.
As farmácias não estão contentes com estas falhas nas prateleiras mas argumentam que nada podem fazer.
Preocupado com a falta de vacinas da gripe, o Director Geral da Saúde vai reunir, na próxima segunda-feira, com representantes das duas empresas responsáveis pelo fornecimento das farmácias portuguesas.
Contactado pela TSF, Francisco George confirma o encontro com os directores comerciais da Abbott e da GSK para avaliar a situação. O Diretor Geral está também em contacto com a direção da Associação nacional de Farmácias.
Nos centros de saúde, as vacinas existem e são gratuitas para os maiores de 65 anos.