Aliar a ciência à prática sustentável das empresas é o objetivo do projeto
Corpo do artigo
O Observatório Marinho do Algarve (OMA) é uma iniciativa que convida a comunidade científica e o tecido empresarial a unirem esforços para promover o desenvolvimento sustentável da região do Algarve. O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve considera que os dois mundos - empresarial e científico - não têm de andar de costas voltadas e que os investigadores podem ajudar as empresas a atingirem as metas da sustentabilidade exigidas pela União Europeia.
“Vimos aqui a oportunidade de acercarmo-nos de uma indústria que, provavelmente, não nos conhecia e queremos transformar a nossa ciência em valor para essas empresas”, afirma Daniela Fazenda. A responsável pela área da Inovação no CCMAR salienta que a criação do Observatório Marinho do Algarve poderá trabalhar em várias áreas, tendo sempre o oceano como ponto de partida. Na gestão da água, nos resíduos, na inclusão de outros alimentos, como as microalgas e na proteção da costa marinha e dos habitats. ”Estamos numa região onde a sustentabilidade é a chave para os negócios que aqui se desenvolvem”, sublinha.
A organização da iniciativa esclarece que nesta quinta-feira será assinado o Memorando de Entendimento e apresentado o portfólio das atividades do OMA, que visa fomentar parcerias entre investigadores marinhos e empresas.
Segundo o CCMAR, a iniciativa “já conta com o envolvimento de investidores de referência, empresas da região, autoridades locais e equipas científicas do CCMAR, sendo também apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e candidata ao selo da Década dos Oceanos das Nações Unidas”.