João Vale e Azevedo deve ser extraditado hoje de Inglaterra para Portugal para cumprir a pena de cinco anos e meio a que foi condenado, adianta o Correio da Manhã.
Corpo do artigo
Desde 2009 que Vale e Azevedo vive em Londres, mas a justiça britânica decidiu cumprir o mandado de detenção europeu emitido pelo Tribunal Criminal de Lisboa.
De acordo com o jornal, o antigo presidente do Benfica foi detido este fim-de-semana em Londres e será acompanhado por dois inspetores da Polícia Judiciária portuguesa. O jornal adianta ainda que Vale e Azevedo deverá chegar a Lisboa num dos primeiros voos comerciais provenientes de Londres.
Vale e Azevedo foi condenado a 11 anos e meio de prisão devido aos casos que ficaram conhecidos como "Dantas da Cunha" e "Ribafria". Uma pena que foi reduzida pelo Supremo Tribunal de Justiça para cinco anos e meio.
Em Londres, Vale e Azevedo estava obrigado a permanecer em casa com o passaporte retido e proibido de sair do Reino Unido.
O Supremo Tribunal de Justiça já recusou dois pedidos de Habeas Corpus para a libertação de Vale e Azevedo e tem em mãos, desde dia 6 de novembro, um terceiro pedido.