A secretária de Estado para a Integração e as Migrações garante que 2018 foi o ano em que os estrangeiros mais contribuíram para a Segurança Social e garante que os dados deitam por terra alguns dos mitos em torno dos imigrantes.
Corpo do artigo
As contribuições dos trabalhadores estrangeiros para a Segurança Social ultrapassaram os 651 milhões de euros no ano passado, revelou à TSF a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira que garante tratar-se do "valor mais alto que alguma vez a segurança Social arrecadou dos imigrantes" lembrando que "este valor também contribui para pagar pensões".
TSF\audio\2019\12\noticias\18\claudia_pereira_1_seg_social_novo
A governante diz que estes números vêm desconstruir mitos relacionados com a imigração, "como o de que as políticas de imigração falharam os que as fronteiras estão fora de controlo. O número de imigrantes em Portugal só subiu quando aumentou a necessidade de mão-de-obra".
TSF\audio\2019\12\noticias\18\claudia_pereira_2_mitos_novo
11630460
Por ocasião do Dia Internacional das Migrações, que se assinala esta quarta-feira, a Pordata, a base de dados de Portugal Contemporâneo, revela que estavam em Portugal, no ano passado 480 mil estrangeiros com papéis passado. Um em cada quatro é brasileiro, mas pelas estatísticas da Pordata foi o número de nepaleses e franceses os que mais cresceram em Portugal na última década.
11631347