Para assinalar o 41º aniversário do 25 de abril, uma escola básica de Viana do Castelo decidiu recriar uma aula de outros tempos. O sumário é "o valor da liberdade".
Corpo do artigo
Os cerca de cem alunos da Escola Básica 1 da Avenida, da cidade minhota, vão perceber as diferenças logo à entrada da escola. A coordenadora Marília Simões diz que os "meninos vão entrar pela ala sul da escola e as meninas pela ala norte e depois também vão estar em salas separadas".
As crianças também serão confrontadas com comportamentos muito associados ao Estado Novo como um profundo respeito pelas hierarquias e a apologia da Pátria. O Hino será cantado por todos e sempre que um professor entrar na sala de aula os alunos terão de se levantar.
Com a ajuda da Câmara de Viana do Castelo haverá uma exposição com um Crucifixo, mapas e as fotografias do Presidente da República e do presidente do Conselho.
Mas há limites que não serão ultrapassados, "não haverá castigos físicos nem as orações que antigamente se faziam de forma rotineira".
Depois da recriação da aula do estado Novo será lembrado o 25 de abril. Vai ouvir-se Grândola Vila Morena e as crianças serão convidadas a decorar um espaço da escola com cravos vermelhos.