"Vamos ter vacinas para todos." DGS promete campanha de vacinação sem rutura de stocks
À TSF, o subdiretor-geral da Saúde sublinha o esforço que está a ser feito "para tornar a vacinação mais próxima do cidadão".
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse, esta sexta-feira, que o processo para o arranque da campanha de vacinação sazonal "ainda está a ser ultimado", mas prometeu que não haverá rutura de stocks.
"Vamos ter vacinas para todos", garantiu à TSF o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, acrescentando que "ficaria muito contente" se a campanha de vacinação terminasse "com stocks mínimos".
"Queria dizer que todos aqueles que nós consideramos que são elegíveis para vacinação aderiram à vacinação e se protegeram para ter um inverno mais saudável e tranquilo", justificou.
TSF\audio\2023\08\noticias\18\andre_peralta_14h00
As farmácias vão administrar, pela primeira vez este ano, a vacina contra a Covid-19, que será dada em simultâneo com a vacina da gripe. Para André Peralta, a novidade traduz-se num "esforço para tornar a vacinação mais próxima do cidadão, mantendo aquilo que é uma vacinação segura e eficaz".
Embora a norma com os detalhes da campanha de vacinação ainda não tenha sido publicada pela DGS, o subdiretor-geral da saúde adiantou que não será preciso receita médica e garantiu que os farmacêuticos estão pronto para administrar as vacinas.
A campanha de vacinação outono/inverno contra a gripe e Covid-19 deve começar no início de outubro.
16876762