Colisão entre comboio e camião, em Santarém, fez um morto e nove feridos. O comboio descarrilou e afetou a ligação na Linha do Norte. Circulação faz-se em via alternada.
Corpo do artigo
Um morto e nove feridos ligeiros é o último balanço do acidente que ocorreu, esta tarde, cerca das 18 horas, na Linha do Norte, após a colisão entre um comboio e um pesado de transporte de máquinas e consequente descarrilamento da composição.
"Tudo se passou porque um porta máquinas demorou a passar a via férrea e o semirreboque ficou preso nas cancelas fechadas. O morto é o ajudante de motorista", revelou o comandante do CDOS de Santarém, Mário Silvestre.
Horas antes o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, José Guilherme, disse que a vítima mortal ainda foi assistida pelos elementos do INEM mas não resistiu aos ferimentos, acabando por falecer no local, onde foi declarado o óbito. Os nove feridos ligeiros são passageiros do comboio regional que fazia a ligação entre Lisboa e Tomar.
O acidente, cujas causas não são conhecidas, aconteceu na Linha do Norte, ao quilómetro 69, na passagem de nível da "Ponte da Asseca", a cinco quilómetros da estação ferroviária de Santarém.
De acordo com Ana Portela, porta - voz da CP, "a circulação de comboios tem estado a funcionar numa das vias, no sentido descendente, começando agora mesmo (19h45) a funcionar em via alternada".
Não se sabe quando a circulação de comboios na Linha do Norte estará completamente normalizada.