"Velis Electro." O primeiro avião 100% elétrico na Europa é português e já voa
Alimentado por duas baterias de lítio, o aparelho fez um voo de teste com um avião idêntico, mas movido a combustível, numa cerimónia que contou com os olhares atentos do presidente da Câmara de Viseu e do diretor-executivo da International Flight Academy, a responsável pela aeronave
Corpo do artigo
O primeiro avião 100% elétrico da Europa foi apresentado na manhã desta quarta-feira, em Viseu. A cerimónia começou por volta das 11h30, no aeródromo do município, e contou com a presença do presidente da Câmara de Viseu e do diretor-executivo da International Flight Academy (IFA), a organização portuguesa responsável por este aparelho.
Chama-se "Velis Electro" e foi batizado esta quarta-feira na sua viagem inaugural. Alimentado por duas baterias de lítio, voou lado a lado com um avião idêntico, mas movido a combustível, sob os olhares atentos do autarca Fernando Ruas e de José Madeira, o responsável da academia de pilotos sediada em Cascais, mas que atua também no aeródromo de Viseu.
Em declarações à TSF, após a cerimónia de apresentação, José Madeira explica que existem neste momento dois aparelhos destes, 100% elétricos, que estão a ser usados apenas para a formação de novos pilotos, uma vez que ainda apresentam algumas limitações ao nível da autonomia. Ainda assim, o diretor da IFA garante que o avião vai servir para outros fins, no futuro, nomeadamente para "escolas e particulares". Nesta altura, consegue voar não mais de 50 minutos seguidos.
Também à TSF, o presidente da Câmara de Viseu mostra-se otimista com o projeto. Destaca o voo inaugural, em que o aparelho a combustível e o avião elétrico aparentam ser idênticos, mas salienta as "vantagens ecológicas" que o "Velis Electro" poderá trazer. Salienta ainda a magnitude do evento para o concelho, nomeadamente no papel que tem na dinamização do aeródromo. "Esta colaboração [com a IFA], que envolve também o nosso politécnico e o Instituto Piaget, é extremamente importante e esperamos que continue o desenvolvimento que tem mostrado", elabora Fernando Ruas.
Segundo as contas da própria academia de voo, a presença da International Flight Academy em Viseu já terá contribuído com cerca de um milhão e meio de euros para a economia local, desde 2019. A autarquia não confirma estes números, mas Fernando Ruas reconhece que a dinamização do aeródromo tem uma grande importância estratégica e económica para o município.
