Vem aí mais chuva e trovoada. Quase todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo a partir desta terça-feira
Esta segunda-feira há seis distritos sob aviso amarelo. Na terça-feira, o aviso do IPMA estende-se a praticamente todos os distritos de Portugal continental
Corpo do artigo
Vem aí mais uma semana de chuva e trovoada. Os distritos mais a sul de Portugal continental estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, e acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.
Seis distritos estão esta segunda-feira sob aviso amarelo: Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Já esta terça-feira, o aviso amarelo será alargado e vai abranger praticamente todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Viana do Castelo, Braga e Porto.
O IPMA emitiu este aviso devido à previsão de precipitação, podendo ser "por vezes fortes e acompanhada de trovoada". Para o continente está ainda prevista uma ligeira descida da temperatura mínima e céu geralmente muito nublado.
Também o Grupo Oriental dos Açores está sob aviso amarelo, até às 12h00 desta segunda-feira, mas devido à agitação marítima e ao vento forte. A precipitação por vezes forte atinge ainda a costa sul do arquipélago da Madeira, que está também sob aviso amarelo até às 21h00.
O IPMA dá ainda conta de "vento em geral fraco, predominando de sul/sueste" e uma pequena subida da temperatura máxima no interior do país. Quanto ao estado do mar, tanto na costa ocidental, como na costa sul, estão previstas ondas com um a 1,5 metros.
O aviso amarelo é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
