Em declarações à TSF, a meteorologista Ângela Lourenço explica que, a partir desta sexta-feira, a chuva vai intensificar-se durante o período da tarde
Corpo do artigo
As condições meteorológicas vão agravar-se, a partir desta sexta-feira, em Portugal continental. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva e o vento vão deixar todos os distritos sob aviso amarelo.
Em declarações à TSF, a meteorologista Ângela Lourenço explica que para esta quinta-feira também há previsão de aguaceiros em todo o país, mas a partir desta sexta-feira a precipitação pode ser forte, sobretudo, durante o período da tarde.
"A partir de amanhã [sexta-feira], dia 7, com a aproximação de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, vamos ter um agravamento das condições meteorológicas em todo o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte, principalmente durante o período da tarde. Vai afetar todo o território e daí existir um aviso de precipitação para todo o território", adianta.
O vento vai também soprar forte: "Estamos a falar de rajadas que podem atingir os 85 km por hora nas regiões mais a norte, 75 km por hora nas regiões mais a sul, em particular, no litoral e nas terras altas."
O IPMA não prevê uma melhoria do estado do tempo para o fim de semana. "Esta situação de precipitação por vezes forte, que vai ocorrer no dia 7, vai continuar para dia 8 [sábado]. Portanto, vamos ter um novo sistema frontal a afetar o território do continente e vamos ter mais um período de precipitação forte, com possível também emissão de aviso de precipitação", acrescenta.
O aviso amarelo de chuva vai estar em vigor entre as 15h00 desta sexta-feira e as 00h00 de sábado. Já relativamente ao vento, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12h00 e as 21h00 desta sexta-feira.
Há também aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve a partir das 18h00 desta sexta-feira e até às 18h00 de sábado. Está ainda previsto o aumento gradual da agitação marítima, que vai fazer-se sentir com mais intensidade no sábado, com os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja sob aviso amarelo entre as 06h00 e as 18h00 de sábado.