A temperatura mínima vai chegar aos zero graus em algumas zonas de Portugal continental devido a uma massa de ar polar que vem da Islândia.
Corpo do artigo
As temperaturas vão descer a partir do próximo fim de semana e atingir os zero graus em algumas zonas de Portugal continental. A caminho do continente está uma massa de ar polar vindo da Islândia, explicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"É uma massa de ar nitidamente polar, muito frio. Vai fazer com que cheguemos a domingo em que as temperaturas máximas não vão ultrapassar os 15 graus" sendo que nas regiões do interior, não ultrapassará os 10 graus, disse Maria João Frada à TSF.
Já as temperaturas mínimas deverão ser inferiores a 10°C e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do Interior.
TSF\audio\2018\10\noticias\22\maria_joao_frada_1_massa_polar_da_is
A meteorologia explica que no Interior vão chegar as primeiras geadas da estação e que há mesmo possibilidade de neve na Serra da Estrela.
"É uma situação completamente diferente da que temos agora. O vento vai dar uma sensação acrescida de frio."
TSF\audio\2018\10\noticias\22\maria_joao_frada_2_primeiras_geadas
Também o vento se vai intensificar, especialmente no litoral oeste e nas terras altas, soprando até 50 quilómetros por hora.
Antes de tirar do armário os casacos de inverno, pode aproveitar aqueles que podem ser os últimos dias de calor do ano.
Até quinta-feira vão registar-se temperaturas máximas com valores superiores à média da época do ano, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas nas regiões Centro e Sul.
Os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e possibilidade de trovoada.
Também o arquipélago da Madeira e as ilhas de S. Miguel e Santa Maria, no grupo oriental dos Açores estão sob aviso amarelo devido à precipitação.
[Notícia atualizada às 10h50 de dia 23]