Este ano, a festa contará com a presença do campeão olímpico Iúri Leitão
Corpo do artigo
A festa de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, arrancou esta quarta-feira, ao som dos bombos a percorrer as ruas da cidade para gáudio de visitantes e população local. A concentração de grupos a tocar com força é uma das grandes atrações da romaria. E no primeiro dia, os bombos da festa foram os do grupo pertencente à Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha.
“Estamos no ativo há dois anos e fomos convidados para as festas da Senhora d’Agonia. Hoje é o primeiro dia. Entramos às 08h30 a andar pelas ruas da cidade, ao meio dia tivemos a alvorada”, contou o diretor do grupo António Silva, adiantando que os bombos de Vila Nova de Anha, voltarão à festa na sexta-feira, dia 16, para o Desfile da Mordomia (à tarde) e para a noite, e sábado, 17, para o cortejo histórico-etnográfico (à tarde) e descida da avenida principal à noite. Também vão marcar presença nos dois últimos dias da romaria, 21 e 22 de agosto.
Segundo António Silva, o grupo tem 13 elementos, dois deles ainda crianças, e, como todos os grupos de bombos, são muito apreciados nas festas de Viana do Castelo. “Romaria da Senhora d’Agonia sem bombos, não é romaria. As pessoas gostam das alvoradas na Praça da República [centro da cidade]. Eu desde pequeno que me lembro de haver bombos aqui ao meio-dia”, afirma, comentando que os bombos são sinónimo de festa e “quanto mais barulho fizerem [por vezes ensurdecedor] melhor”.
Ao som do ribombar dos bombos da sua terra, Gabriela Sampaio, de 26 anos, mordoma e rosto do cartaz das festas, passeou trajada, neste primeiro dia festivo, ao lado do país, pela cidade. E foram muitas as pessoas, adultos e crianças, que a abordaram para tirar fotografias.
“O papel da mordoma é dar a cara, ser o rosto da romaria e representar todas as mulheres vianenses e também todos os vianenses que sintam estas festas. É uma honra enorme esta representação”, disse Gabriela, que participará em todos os números da romaria. Um deles, no sábado à tarde, o cortejo histórico-etnográfico, que este ano contará também com o brilho do campeão olímpico Iúri Leitão, recém-regressado dos Jogos Olímpicos de Paris, com duas medalhas, ouro e prata, e que desfilará trajado, como já era habitual, ao lado da noiva Carolina Ribeiro.
