O deputado socialista Vieira da Silva, que preside à comissão parlamentar que acompanha o programa de assistência externa a Portugal, lamentou hoje que o ministro das Finanças tenha acusado o PS de ter negociado mal o programa da 'troika'.
Corpo do artigo
Vítor Gaspar afirmou hoje, perante os deputados desta comissão, que o programa de ajustamento de Portugal foi «mal negociado» e colocou o país numa «posição negocial muito fragilizada».
Já no final dos trabalhos da comissão, o presidente deste órgão, o socialista e antigo ministro Vieira da Silva, afirmou que o debate «não pode ser colocado desta forma», acrescentando que «se o ministro das Finanças [Vítor Gaspar] diz que o memorando foi mal negociado, tal não pode ser desligado das condições políticas criadas no nosso país e que enfermaram de forma decisiva as condições de negociação do memorando», afirmou Vieira da Silva.
Na resposta, o ministro das Finanças disse apenas que o debate em torno das responsabilidades políticas pelo memorando de entendimento assinado entre Portugal e os credores internacionais, em maio de 2011, surgiu na sequência de uma pergunta colocada pelo deputado Basílio Horta (PS).