De 4 a 6 de dezembro Viseu mostra os "Vinhos de inverno" e apresenta o Festival Literário de Viseu. Batizado como "Tinto no Branco", o festival é o grande destaque do evento vínico de Viseu que se estreou em 2014 e que combina os prazeres dos vinhos do Dão, da mesa regional e da literatura universal.
Corpo do artigo
Na programação do Festival ecoará a voz e o pensamento do grande nome da literatura portuguesa de inspiração regional que é Aquilino Ribeiro.
Afonso Cruz, Rui Cardoso Martins, Fernando Dacosta e Francisco José Viegas estão entre os nomes confirmados para o "Tinto no Branco", bem como os viseenses João Luís Oliva e António Gil.
O Festival Literário "Tinto no Branco" decorre no Solar do Dão e a TSF começa hoje uma viagem pelas tascas da cidade de Grão Vasco, que tem como bússola as frases de 5 consagrados escritores pintadas no edifício que acolhe os Vinhos de inverno.
Casa dos Queijos
O vinho forja escritores e é com ele que abalamos ao encontro dos bardos porque, diria Aquilino, "o pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafa-lo e servi-lo aos amigos". Na Casa dos Queijos, garante Célia Assis que já leva 26 anos a escutar elogios à pinga, "não há vinho mau".
Esta tasca, uma das mais antigas de Viseu, fica nas traseiras da Sé Catedral e além do vinho do Dão vende queijos serra da Estrela enchidos da região.