Mais de meia centena de produtores nacionais e vários chefs proporcionam, este sábado, nova experiência no domínio dos vinhos e da gastronomia.
Corpo do artigo
É o Adegga WineMarket, que decorre este sábado no Porto Palácio Hotel, com um novo conceito, uma vez que a gastronomia assume significativa importância nesta 5.ª edição do certame.
Para tal, vários chefs convidados pelos produtores - Quinta Maria Izabel (Douro); Quinta do Gradil (Lisboa) e a Symington (Porto e Douro) são alguns - proporcionam as melhores harmonizações entre comida e vinho.
Outra das novidades desta edição é o espaço de prova denominado Adegga Rising Stars, que destaca enólogos e projetos em ascensão.
Todavia, os vinhos estão, naturalmente, em destaque: o premiado SmartWineGlass continua a marcar a diferença e elege, nesta edição, o Adegga Best of Show entre os vinhos mais apreciados durante o evento e registados pela tecnologia exclusiva do certame.
Trata-se de um dispositivo que permite recordar e guardar as marcas visitadas e os vinhos provados através do envio automático, após o evento, de um e-mail personalizado para cada visitante.
Os vinhos raros também marcam presença destacada: na sala premium (19.º piso), a seleção exclusiva do sommelier Pedro Ferreira inclui vinhos únicos, topos de gama e vinhos do Porto antigos numa sala com lugares limitados para uma prova com vista sobre a cidade.
Provar o vinho no copo e percorrer vinhas no arrebatadores socalcos durienses, sem transpor a porta da sala, é uma experiência possível, graças ao Adegga 360.
A edição deste ano termina em festa, com a Adegga BYOB: a organização garante a comida enquanto os visitantes, mediante inscrição, levam a sua própria garrafa de vinho.