Moderno, mas sem esquecer as raízes tradicionais, há um Visconde em Lousada que conjuga, de modo firme, o melhor de dois mundos.
Corpo do artigo
Lousada, a pouco mais de uma trintena de quilómetros do Porto, é conhecida pelo circuito de ralicrosse, uma pista de piso misto - terra e asfalto -, palco da tradicional superespecial do Rali de Portugal.
Via privilegiada de acesso ao recinto e ao centro da vila, é a rua Visconde Alentém, outrora a estrada distrital n.º 35, mais tarde Nacional 106-1. Uma rodovia, hoje integrada na malha urbana e que resultou do aproveitamento do canal da linha férrea Penafiel-Lixa, por onde o comboio circulou entre 1913 e 1931.
Muito antes - corria o ano de 1874 - o rei D. Luís I atribuíra aquele título nobiliárquico, consagrado na toponímia local.
O Visconde é, precisamente, o nome do restaurante situado naquela rua e que se afirma como um espaço elegante, muito confortável e com decoração marcada pelo bom gosto.
TSF\audio\2018\05\noticias\17\tsfmesa17
A cozinha evidencia uma faceta tradicional, com alguns dos pratos nortenhos mais apreciados, conjugada com outras sugestões marcadas por moderno tratamento culinário.
Nas entradas, a lista apresenta, entre outras escolhas, escalope de foie gras, puré de maçã com Porto e redução deste vinho ou trouxa de alheira de Vinhais em cama de grelos.
Nos pratos de peixe salientam-se os filetes de pescada poveira com arroz caldoso de legumes e cinco declinações do fiel amigo - lombo de bacalhau Islândia à Visconde, em crosta de migas ou recheado com pancetta, a barriga de porco curada e seca, chalotas e azeitona - e ainda o mil folhas com queijo fresco e tomate seco.
Outras opções podem passar pelo polvo com migas tradicionais e, por encomenda, peixe-galo com açorda de ovas e robalo ao sal.
Nos pratos de carne sobressaem o cabritinho assado no forno a lenha, um dos emblemas da casa. Matéria-prima de qualidade e bem trabalhada.
No mesmo patamar de qualidade figuram a carne maronesa - costela mendinha ou posta - um produto DOP (Denominação de Origem Protegida) e o cozido à portuguesa com fumeiro tradicional.
Lombo de vitela da vazia e versões de tornedó de vitela maronesa ampliam o leque de escolhas, completado com peito de pintada recheado com alheira, chutney de manga e batata pála-pála.
Um quarteto de risottos e massas corporizam capítulo alternativo às opções mais clássicas.
Nas sobremesas, destaque para o tradicional leite-creme queimado.
Garrafeira vasta e de nível elevado. Serviço simpático neste restaurante que justifica o título: O Visconde, em Lousada.
Onde fica:
Localização: R. Visc. Alentem 416, 4620-650 Lousada
Telef.: 255 815 008
GPS:
Latitude: 41º 16" 31,305"" N
Longitude: 8º 16" 58,964"" W