Visita de Greta Thunberg ao Parlamento não é oficial e "dificilmente" acontecerá
Ativista sueca vai passar "muito pouco tempo" em Portugal.
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, José Maria Cardoso, não tem informação oficial de que a ativista sueca Greta Thunberg vá visitar a Assembleia da República.
Thunberg chega a Lisboa, mais precisamente à Doca de Alcântara, na manhã de terça-feira. À chegada, a jovem ativista vai ser recebida pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, estando ainda prevista uma conferência de imprensa no local.
À TSF, José Maria Cardoso explica que "oficialmente", nem o próprio nem ninguém da comissão tem qualquer informação no sentido de uma visita.
TSF\audio\2019\12\noticias\01\jose_maria_cardoso_1_n_tem_confirmaca
Os contactos que têm mantido com a equipa de Greta Thunberg indicam que a jovem "dificilmente" conseguiria passar pelo Parlamento português, dados os "constrangimentos de agenda" e o "muito pouco tempo" que vai passar em Portugal.
Está previsto que a sueca viaje para Madrid - onde vai participar na 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. "É a informação que temos e estamos naturalmente atentos a qualquer outra que possa surgir", ressalva.
11571636
José Maria Cardoso admite também que vai ser difícil que os deputados da Comissão Parlamentar de Ambiente se juntem para receber a ativista. "Não vamos ter tempo para poder colocar esta questão em reunião de comissão, dado que ela acontece na terça-feira à tarde", explica o presidente, que admite que queria levar a receção à discussão.
Por isto, não é possível saber se a comissão vai estar presente, mas José Maria Cardoso admite que cada deputado poderá estar presente "em representação de si próprio". A nível individual, o presidente da comissão não confirma ainda a presença, explicando que é uma decisão que terá de tomar "em termos pessoais e em termos partidários".
Caso o encontro não seja possível, José Maria Cardoso confessa que tal não será uma desilusão. "Teríamos todo o gosto em recebê-la na Assembleia", assegura o deputado. Ainda assim, lembra, o que importa é a mensagem: "Mobilizar mais gente para a emergência climática e para o combate às alterações climáticas."
Se Greta Thunberg chegar apenas na quarta-feira, a reunião de terça-feira decidirá, então, a presença ou não da comissão.