A ideia foi defendida pelo PS durante o Fórum TSF. Do lado do PSD, o partido admite que o processo pode ser revisto mas não deve ser feito de forma precipitada.
Corpo do artigo
Os vistos "gold" devem ser alvo de uma reflexão por parte do Governo e o processo deve ser repensado do início. A ideia foi defendida pelo deputado socialista Pita Ameixa que, ouvido no Fórum TSF, defendeu que a reflexão deve ser feita por todos os protagonistas políticos e admitiu que o partido está disponível para ajudar a rever o sistema.
Na sua intervenção, Pita Ameixa sublinhou que é sempre importante atrair investimento para Portugal mas acrescenta que os riscos do atual processo de concessão de vistos "gold" são elevados porque, na ideia deste deputado socialista, não atrai o melhor investimento para o país.
Também António Filipe, do PCP, defende uma mudança e revisão do atual programa uma vez que «este mecanismo dos vistos "gold" está a criar um campo permeável para atos de corrupção e branqueamento de capitais».
Por seu turno, o deputado do PSD António Rodrigues, também no Fórum TSF, recusou a ideia de que o processo de atribuição de vistos dourados abra as portas à entrada de criminosos em Portugal ou ao branqueamento de capitados.
O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD admite que a concessão dos vistos pode ser revista mas sublinha que uma possível revisão do sistema não pode nem deve ser feita de repente, na sequência das suspeitas e da operação de quinta-feira da Polícia Judiciária e do Ministério Público.
Do lado da construção, a Confederação Portuguesa de Construção e do Imobiliário (CPCI) diz que cabe à Justiça resolver as questões relacionadas com suspeitas de corrupção mas defende que esse processo não deve por em causa o programa de vistos "gold". Na opinião do presidente da CPCI, o programa de vistos "gold" é um bom programa.