Dois dias depois da demissão do presidente do INEM já há um substituto
Corpo do artigo
Vítor Almeida, médico do Hospital de São Teotónio em Viseu, vai ser o próximo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), avançou a SIC Notícias e confirmou a TSF. Vai substituir na presidência do INEM Luís Meira, que se demitiu na segunda-feira depois de desentendimentos com o Ministério da Saúde sobre os helicópteros do INEM.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro, esclarece à TSF que o que importa são as competências de quem dirige o INEM e não o nome.
"A pessoa nunca foi o mais importante para nós. Já não foi com o presidente anterior, também não será com o próximo. Importante será que aquilo que ele estiver disposto a fazer. Vítor Almeida já é colaborador do INEM, já nos cruzámos algumas vezes. Não tenho nada a apontar, nem positivamente nem negativamente. Estamos expectantes para começarmos a trabalhar em conjunto e podermos começar a apresentar soluções para a emergência médica. Principalmente as questões laborais, que tanto têm fustigado os técnicos. Quanto aos meios estruturais, já têm alguma dependência da tutela, por isso terá de haver também vontade da tutela em querer resolver", sublinhou Rui Lázaro.
O líder sindical espera que Vítor Almeida consiga agora resolver os problemas do INEM.
"Queremos também que arrume a casa, que depois dos últimos oito anos precisa, de facto, de uma arrumação. Lembrar que o presidente anterior não fez muita coisa sozinho. Teve a conivência de outros dirigentes do instituto, outras pessoas com responsabilidade e será preciso, de alguma forma, arrumar a casa para que se possa começar a combater a degradação que se tem verificado nos últimos tempos. O próprio, em declarações públicas ao longo dos últimos meses, manifestou-se contra a necessidade de melhorar o sistema porque ele próprio reconheceu que o sistema não estaria bem. Terá agora oportunidade de o fazer, esperemos que seja feita essa parte", espera o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
