Zero alerta para "aumento significativo" do número de embalagens com comércio online
Em declarações à TSF, Susana Fonseca, da associação ambientalista, lamenta que as empresas apostem "apenas" na questão da reciclagem e na integração de material reciclado nas suas embalagens
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A associação ambientalista Zero alerta para o "aumento significativo" do número de embalagens de plástico usadas no comércio online, lamentando que esta questão ainda esteja "muito longe das preocupações das empresas".
Em declarações à TSF, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, Susana Fonseca, da associação ambientalista, lamenta que a subida no número de consumidores a recorrer às compras através da internet não seja acompanhada pela preocupação das marcas no que diz respeito à redução de embalagens utilizadas.
"Quando cresce o número de encomendas, obviamente depois as encomendas vêm sempre embaladas e, portanto, temos aqui também um aumento da quantidade de embalagens. E não vemos [preocupação] por parte das marcas, mesmo até das grandes marcas. Algumas delas têm estado até a reduzir ou até eliminar dos seus planos de trabalho as metas de reutilização de embalagens", critica.
As empresas estão, diz, a apostar "apenas" na questão da reciclagem e na integração de material reciclado nas suas embalagens, sem, contudo, haver um acompanhamento no que diz respeito à concretização de uma redução efetiva da quantidade de embalagens colocadas no mercado. "Tem estado muito longe das preocupações das empresas", insiste, dando como exemplo a Coca-Cola e a Pepsi, que estão a eliminar as metas de reutilização das suas estratégicas.
Entre as soluções possíveis para combater este aumento, Susana Fonseca aponta desde logo a opção pela compra, por exemplo, de detergente em cápsulas, que depois podem ser "dissolvidas" em casa. Uma garrafa de um litro também dá "para diferentes soluções". Estas escolhas simples permitem uma poupança considerável "em termos de embalagem e espaço de transporte".
"Há aqui muito trabalho a fazer na embalagem e no produto que nós pomos dentro da embalagem: tem de haver uma transformação do próprio produto, no sentido de poder ser distribuído em formato mais pequeno, por exemplo, uma cápsula que é concentrada e que depois nós em casa, enquanto consumidores, podemos diluir", acrescenta.
Os estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico preveem que a produção e consumo de plástico triplique até 2060 se nada for feito.
