
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Susana Monteiro
O Teatro Meridional estreia, esta noite de quarta-feira, 1 de março, O Jardim Zoológico de Cristal, de Tennessee Williams, em Lisboa.,
Corpo do artigo
Já foi cinema, teatro, é a primeira peça de sucesso de Tennessee Williams, a olhar os anos trinta do século passado, nos Estados Unidos, na grande depressão. Natália Luiza encena este espetáculo
e olha para estas pessoas, Tom o filho, Amanda a mãe, Jim o pretendende e Laura a filha, quem cultiva este Jardim zoológico de cristal, mais para as pessoas do que para um tempo de crise onde vivem.
A Laura, a filha, tem este jardim zoológico de cristal, são todas personagens que Tennesse Williams viu ao espelho, e em casa dele próprio, e Laura tem aqui, neste espetáculo, mais luz por cima.
O narrador, que conta a história, a contar tudo, Tom Wingfield, essa personagem complexa que é o alter ego do dramaturgo. Tennessee Willams quis escrever sobre ele, é ele, complexo, e ao mesmo tempo quase transparente, como os animais de cristal da irmã.
Enredado no álcool e na droga, Tom, traz um amigo que Amanda, a mãe quer que seja o pretendente de Laura, só o casamento pode dar um certo futuro à filha, que mãe, mais velha, pode, já não conseguir. Na casa, sempre presente, a ausência do pai que a abandonou.
FICHA ARTÍSTICA
texto Tennessee Williams
versão cénica e encenação Natália Luiza
interpretação Ana Catarina Afonso, Carolina Cunha e Costa, Diogo Martins e Rodrigo Tomás
cenografia e figurinos Hugo F. Matos
música original e espaço sonoro Rui Rebelo
desenho de luz Natália Luiza e Hugo F. Matos
assistência de encenação Ana Bento
direção artística Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza
O Jardim Zoológico de Cristal é apresentado por gentileza da Universidade do Sul, Sewanee, Tennessee.
O Jardim Zoológico de Cristal, estreia hoje no Teatro Meridional, em Lisboa e fica de quarta a sábado às 21h00, ao domingo às 4 da tarde, até 8 de abril.