DGS recomenda respeito pela distância e mãos higienizadas nos restaurantes

Medidas dirigidas às empresas e aos clientes. Limites de distância social dentro do restaurante, com a exceção para as refeições para duas pessoas. Incluem a obrigação de realizar seis desinfeções diárias nos espaços


A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira uma orientação para estabelecimentos de restauração e bebidas. Entre as medidas a adotar pelas empresas, a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros. A DGS pede aos restaurantes que privilegiem a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e o serviço take-away.

A disposição das mesas e das cadeiras deve garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior.

Para os clientes, a orientação estabelece a necessidade de higienização das mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes, que devem respeitar a distância entre pessoas de, pelo menos, dois metros e cumprir as medidas de etiqueta respiratória.

Os clientes devem também considerar a utilização de máscara "exceto durante o período de refeição",
evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.

A DGS recomenda também que, "sempre que possível e aplicável, seja promovido e incentivado o agendamento prévio para reserva de lugares". Pelo contrário são desaconselhados os lugares de pé, tal como as operações do tipo self-service, como buffets.

"A limpeza e desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações anteriormente emitidas pela DGS, sendo que os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos) e, após cada utilização, os equipamentos críticos", explica ainda a DGS.

O documento estabelece também os procedimentos a adotar pelos colaboradores dos
estabelecimentos de restauração e bebidas, nomeadamente a utilização de máscara durante o período de trabalho com múltiplas pessoas.

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