- Comentar
As subidas, que atingem os 20 euros por tonelada de cereal no mercado europeu, são, para a Associação de Comércio e Industria da Panificação (ACIP), um fator de aumento dos custos de produção e é natural que isso se reflita nos consumidores.
Relacionados
Governo aumenta para 20 euros benefício do Autovoucher em março
"Um aumento como não há registo." Transportadoras temem efeitos da subida dos combustíveis
Hélder Pires, dirigente da ACIP, disse à TSF, que estes aumentos decorrentes da guerra na Ucrânia estão a ter impacto nas padarias: "têm muito impacto porque se somam aos aumentos a que temos assistido desde o último trimestre do ano passado e nos primeiros meses deste ano. É um acréscimo sobre aumentos que estávamos a sentir nos cereais transformados, nas farinhas, e também nos combustíveis e na energia. São aumentos com uma magnitude a que não estávamos habituados e preparados para eles", confessa.

Leia também:
"Um aumento como não há registo." Transportadoras temem efeitos da subida dos combustíveis
Num "setor que trabalha com margens bastante baixas", ainda não é possível dizer quanto vai aumentar o pão.
A Rússia é o primeiro exportador mundial de trigo e a Ucrânia era o maior fornecedor de milho à Europa, mas a guerra cortou estes canais de abastecimento, o que nalgumas padarias em Portugal levou a um investimento em armazenamento, reconhece Hélder Pires.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Sei que há colegas nossos que estão seriamente preocupados e apreensivos com esta situação que se vive na Ucrânia, e por isso estão a reforçar stocks de farinha tanto em silos como em sacas, mas isso não significa que seja uma tendência de todos os operadores", sublinha.
O índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 24% no mês passado.

Leia também:
Governo aumenta para 20 euros benefício do Autovoucher em março

Leia também:
Associações de Táxis pedem medidas para combater aumento do preço dos combustíveis