Grupo espanhol DISA compra gasolineira Prio e passa a quarto operador em Portugal

O operador espanhol passa a ser dono da rede de estações de serviço, que tem 247 postos de venda, o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel, localizadas em Aveiro.

O grupo espanhol Disa e o fundo de investimento Oxy Capital chegaram a acordo para a compra e venda da companhia energética portuguesa Prio, foi anunciado esta sexta-feira, mas sem ser divulgado o valor do negócio.

Com esta compra, o operador espanhol passa a ser dono da rede de estações de serviço, que tem 247 postos de venda, o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel, localizadas em Aveiro, esclarece o grupo, em comunicado.

A DISA torna-se, assim, no quarto operador no mercado português e alcança uma quota de mercado de 10%.

Porém, o acordo entre as duas empresas segue agora para análise e aprovação das autoridades portuguesas de concorrência.

"A integração da Prio no Grupo Disa garante a continuidade de todas as atividades que a empresa portuguesa desenvolveu até à data, uma vez que a empresa espanhola assume os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores", lê-se no comunicado.

O grupo espanhol garante ainda a integração dos 700 trabalhadores das empresas portuguesas que agora adquire, passando a contar com uma equipa de 4500 pessoas.

Em junho, o Jornal Económico noticiou que a Oxy Capital, Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco que detinha a Prio, tinha recebido sete propostas não vinculativas para a compra da gasolineira portuguesa.

A Lusa questionou fonte oficial da DISA sobre o valor do negócio, mas não foi divulgado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de