"Ganhámos a primeira batalha." Marcelo enumera quatro fases do combate na saúde
Marcelo Rebelo de Sousa fala das próximas fases do combate ao novo coronavírus em Portugal
Corpo do artigo
O combate à pandemia do novo coronavírus tem, para Marcelo Rebelo de Sousa, quatro fases na área da saúde. A primeira, em que se tentou evitar que o crescimento do número de contaminados atingisse níveis excecionalmente elevados, já foi ultrapassada. Agora faltam outras três.
"Para já ganhámos a primeira batalha, a da primeira fase, adiámos o pico e moderámos a progressão do vírus. Onde o número de infetados certificados começara a subir a mais de 30% e até a mais de 40% por dia, conseguimos baixar para valores de crescimento de 15% a 20% e, depois, nos últimos dias, inferiores a 15%, como ontem e hoje", explicou Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem ao país esta quinta-feira.
A segunda fase será vivida nas próximas semanas, durante este mês de abril, tentando manter a desaceleração do surto, "consolidando a contenção" e tratando a maioria dos doentes em casa, para que os hospitais não atinjam um ponto de rutura.
12019489
Na fase seguinte, a terceira, vai-se inverter definitivamente a tendência do crescimento do número de casos.
"Mas ainda enfrentando números exigentes em internamento grave e crítico. E abrindo para a descompressão possível na sociedade portuguesa", prevê o Presidente da República.
Por fim, na quarta fase, vai controlar-se, de forma consistente, o surto à medida que se assiste "à parte final dos custos humanos da pandemia" e se volta a estabilizar a vida coletiva.
12024046