- Comentar
Jerónimo de Sousa deverá regressar à campanha da CDU a partir de quarta-feira, dia 26 de janeiro, como revela uma mensagem do PCP, enviada à TSF.
Após uma cirurgia a uma estenose na carótida, no passado dia 13 de janeiro, o secretário-geral do PCP teve alta hospitalar na segunda-feira seguinte. Agora, segundo a nota, será realizada uma avaliação "na próxima terça-feira prevendo-se a participação do secretário-geral na campanha eleitoral da CDU a partir de quarta-feira, dia 26 de Janeiro".

Leia também:
Cirurgia terminou "com êxito". Jerónimo de Sousa já despertou da anestesia
O líder comunista foi internado no hospital Egas Moniz, em Lisboa. O médico Manuel Fonseca, do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, esclareceu à TSF que "a estenose, vulgo aperto, é da artéria carótida interna, que é a artéria que irriga o cérebro a partir da aorta".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"A estenose carotídea é uma doença parecida com tantas outras, como sejam as estenoses das coronárias e até as estenoses das artérias dos membros inferiores. É uma doença, num contexto geral, de doença aterosclerótica, neste caso localizada na artéria carótida, que vai para o cérebro, com as consequências que daí provêm; no grau mais elevado, o AVC."
O secretário-geral do PCP é, durante o período de recuperação, substituído João Oliveira nas ações de campanha, depois de João Ferreira ter testado positivo à Covid-19.