- Comentar
"O PS tem uma tradição e nunca lançou um candidato [presidencial]", tendo apenas apoiado "candidatos que existiam". António Costa esclarece a tradição, recusa um apoio a quem quer que seja antes de haver candidatos, mas dá quase como certo que os portugueses querem uma reeleição do atual Presidente da República.
"Não é preciso ser vidente, nem comentador, nem ler muitas sondagens para antever o é o desejo profundo dos portugueses quanto ao exercício da função presidencial", deixa escapar o primeiro-ministro, depois de, há menos de uma semana, ter incentivado a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa ao referir que ambos estariam presentes numa visita à Autoeuropa num segundo mandato presidencial.
Ouça a entrevista de António Costa à TSF na íntegra
"Se as eleições fossem hoje, ninguém tem dúvidas em relação a quem as ganhava e com uma expressão muitíssimo grande. É manifesto qual é o sentimento popular, as pessoas apreciaram a forma como o atual Presidente da República tem exercido as suas funções", explicou o primeiro-ministro.
Em entrevista à TSF, António Costa afirmou ainda ser "saudável que o país saiba conviver bem com a articulação entre os diferentes órgãos de comunicação".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Depois de Ana Gomes ter anunciado que ia refletir sobre uma possível candidatura presidencial, António Costa recusa falar, mais uma vez, porque o PS só decide no fim de haver candidatos.

Leia também:
Ana Gomes admite refletir sobre candidatura à Presidência da República
Porém, uma ideia deixa clara: "André Ventura nunca terá seguramente o apoio do PS."
O primeiro-ministro crê que o crescimento de fenómenos populistas nesta fase "não passa disso [mesmo] porque portugueses não gostam de radicalismos, gostam de bom senso".
Confrontado com o aumento do Chega nas sondagens, António Costa preferiu enaltecer os esforços dos portugueses, bem como o bom senso que tem havido nos últimos dias.

Leia também:
"Não disse nada de que não tivesse consciência sobre o Novo Banco"
* Entrevista moderada por Anselmo Crespo
Veja a entrevista de António Costa, na íntegra:
