
Global Imagens/Vítor Rios
O primeiro-ministro garante que o regresso dos feriados não está a criar problemas dentro da coligação, mas vai avisando que enquanto chefe do governo não tenciona, «proximamente», suscitar qualquer alteração.
Corpo do artigo
Pedro Passos Coelho garante que «não há nenhum problema dentro do governo a propósito dos feriados». O primeiro-ministro rematou assim a reação à questão levantada nos últimos dias de reposição dos 4 feriados anulados por este governo.
Em declarações registadas durante uma visita à base naval do Alfeite, o primeiro ministro esclareceu que «não tenciono solicitar essa questão proximamente».
No início da semana, o vice-primeiro ministro Paulo Portas anunciou que vai propor a reposição do feriado de 1 de dezembro. Sobre este debate interno no CDS, prometido por Portas, Passos Coelho diz que esse é um assunto interno dos centristas que não o faz sentir-se incomodado.
O presidente da CIP, a propósito deste tema, tem a mesma opinião do primeiro-ministro. No Fórum TSF, António Saraiva afirmou que por uma questão de princípio não defende a reabertura do debate porque existe um acordo que deve ser respeitado.
João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio de Portugal aceita, pela sua parte, debater a reposição dos feriados, mas, no Fórum TS, lembrou que é também favorável a uma alteração relativamente às pontes. Vieira Lopes defende que seria mais rentável passar um feriado para segunda-feira.
Pelo CDS, Nuno Magalhães confirma que não há problemas no governo. No Fórum da TSF o líder parlamentar do CDS aproveitou para fazer um aviso: «não tem qualquer fundamento pensar que há aqui uma aproximação ao PS».
O Bloco de Esquerda, pela voz de Mariana Aiveca também sublinhou o facto de a agenda parlamentar não ser definida pelo primeiro-ministro.
Jorge Machado, do PCP, é mais pessimista e não acredita nas intenções do CDS na reposição do 1º de dezembro.
Do lado da Igreja, Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal, sugere que na próxima semana os bispos comecem a debater o assunto.