"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública deixa críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas.

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, lamenta que o Partido Socialista não valorize o papel dos sindicatos.

Na terça-feira, o ex-ministro do trabalho Paulo Pedroso decidiu desvincular-se do PS por não concordar com a forma como o partido tem afastado do Parlamento os militantes que representam os trabalhadores. Também o líder da UGT, Carlos Silva, já anunciou que não vai recandidatar-se ao cargo devido ao desgaste e à falta de apoio do PS.

Em declarações à TSF, José Abraão, dirigente do Sintap, diz que, quando o Partido Socialista está no poder, os sindicatos são um empecilho, e, quando é oposição, são valiosos.

"Sistematicamente nos órgãos do partido há sempre dificuldades em colocar dirigentes sindicais socialistas ou da corrente socialista da CGTP, que ficam normalmente de fora e só depois há um convite do secretário-geral para podermos participar nesses órgãos, e isso gera desconforto. Não queremos ficar com a ideia de que, quando o PS é oposição, os sindicalistas socialistas são valiosos, e, quando é poder, somos um bocado empecilhos... Isto não faz sentido".

José Abraão acredita que o próximo congresso do PS vai ser decisivo para clarificar o papel dos representantes dos trabalhadores no partido.

"Num partido como o PS as pessoas não precisam de se demitir do partido mas de estar lá e dar o seu contributo e procurar que as coisas modifiquem. Vai realizar-se um congresso em maio, e espero que também com o contributo dos sindicalistas socialistas as coisas possam alterar-se para o futuro. O congresso é um momento importante; as pessoas discutem, haverá iniciativas e moções à volta destas questões importantes. É um momento de reflexão, de análise e de procurar melhorar aquilo que tem corrido menos bem no partido."

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de