Calor e frio no mesmo dia. Temperaturas chegam aos 30º, mas caem abruptamente à noite
Diz o provérbio "março, marçagão - noites de inverno e tardes de verão" e assim será: as temperaturas vão descer até 20 graus do dia para a noite em vários distritos.
Corpo do artigo
A dez dias do início da primavera, as temperaturas registam uma subida já nos próximos dias em Portugal continental. Quarta-feira será o dia mais quente da semana, mas as mínimas ainda são de inverno.
Durante o dia as temperaturas vão subir em todo o país, sobretudo nas regiões do interior Centro e Sul, destaca o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Beja será o distrito mais quente: esta quarta-feira regista máximas de 30º.
Contudo, vai também registar-se um acentuado arrefecimento noturno. As temperaturas máximas vão chegar aos 29º em Évora, Setúbal e Santarém, por exemplo, mas descer dez graus durante a noite: a temperatura mínima nestes distritos será de 9º.
Semelhante amplitude térmica, com os termómetros a cair de forma abrupta depois de subir, registam-se em vários outros distritos.
Segundo a previsão do IPMA, esta terça-feira as temperaturas máximas vão variar entre os 18º e os 27º em Portugal continental, enquanto as mínimas oscilam entre os 3°C e os 12º.
Tanto terça como quarta-feira serão de sol, com vento fraco. Só na quinta-feira se antecipa a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas.
11908186
O mês de fevereiro de 2020, em Portugal continental, foi o mais quente desde que existem registos históricos, ou seja, desde 1931, há quase noventa anos, e a seca alastrou-se a mais de metade do território.
A temperatura média ficou 2,45 graus acima do normal para a época, num valor considerado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) como "muito superior ao normal".
Cerca de 11% do país está em seca fraca, 15,1% em seca moderada, 19,2% em seca severa e 7,3% em seca extrema.
11896169
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começa no da 20 de março às 03h50 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.
Já o horário de verão tem início no último domingo de março, dia em que à 1 hora da madrugada se deve adiantar o relógio uma hora (60 minutos) em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, a hora muda à meia-noite.