Circulação na Avenida da Liberdade vai mudar. Teresa Leal Coelho fala em "presente de Natal para lisboetas"

A vereadora Teresa Leal Coelho, autora da proposta, espera que as mudança esteja concluída até início de dezembro.

O sentido de trânsito nas vias laterais da Avenida da Liberdade, em Lisboa, deve voltar a mudar até ao Natal. É esta a expectativa de Teresa Leal Coelho, a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa responsável pela proposta da medida, que foi aprovada esta quinta-feira.

Em 2012, a autarquia socialista levou a cabo um conjunto de alterações na circulação rodoviária na rotunda do Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade. Foram redefinidas as vias de circulação do corredor central e a circulação nos corredores laterais, deixando de ser possível percorrer no mesmo sentido toda a avenida pelas laterais.

O intuito era reduzir as emissões de gases poluentes naquela zona. A medida não teve, no entanto, o efeito esperado a nível ambiental e ainda aumentou o congestionamento das faixas centrais, nota Teresa Leal Coelho.

"Foi um erro porque não atingiu os objetivos pretendidos, no que diz respeito aos índices de carbono, e foi um erro porque criou obstáculos e dificuldades, não só às pessoas que ali vivem, que ali trabalham ou que ali circulam, como ao comércio", constata a vereadora. "Foram oito anos desde que esta alteração foi introduzida e, nestes oito anos, nunca ouvi ninguém satisfeito com aquela solução."

A eleita pelo PSD, a quem a concelhia do partido retirou a confiança política no último ano, decidiu, por isso, propor a reposição da circulação no mesmo sentido nas laterais da Avenida da Liberdade.

A proposta foi aprovada, esta quinta-feira, com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e BE e a abstenção do PCP.

Em declarações à TSF, Teresa Leal Coelho explica que, com as mudanças agora aprovadas, "uma das faixas laterais subirá a Avenida da Liberdade, a outra descerá".

A vereadora garante que, apesar de a alteração implicar uma obra, esta não será "complicada". "Há semáforos que têm de ser modificados, porque estão em sentido contrário nalguns troços, e há também uma intervenção a fazer nos passeios da rotunda".

Teresa Leal Coelho espera que a obra "esteja pronta antes do Natal e, preferencialmente, no final de novembro e início de dezembro". A vereadora quer que este seja "um presente de Natal" para "os lisboetas"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de