- Comentar
A Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia também tem uma palavra a dizer sobre a controvérsia que coloca Rosa Mota contra a Câmara do Porto. A associação de especialistas lamenta este investimento na promoção de bebidas alcoólicas em Portugal, sobretudo quando a promoção é feita a partir de fenómenos desportivos.

Leia também:
Consumo de álcool é "desculpabilizado" em Portugal. "As coisas vão de mal a pior"
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, passará a chamar-se Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota, mas Rui Tato Marinho, da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, sublinha que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um problema grave no nosso país e que deveríamos fazer o caminho inverso.

Leia também:
"Sinto-me enganada." Rosa Mota em guerra com Câmara do Porto por causa do nome do pavilhão
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Vou falar como médico e pessoa que viu e vê morrer muita gente por causa do consumo excessivo de álcool, não só nos acidentes de viação, como por doenças do fígado, cirrose, e até por cancros: preocupa-me."
Ouvido pela jornalista Dora Pires, Rui Tato Marinho enuncia os perigos desta associação
Rui Tato Marinho defende que Portugal deveria tomar medidas quanto ao consumo de álcool, idênticas às que foram tomadas contra o tabagismo, no sentido de reduzir o consumo de bebidas alcoólicas."Quanto mais publicidade, quanto mais investimento, maior é o consumo, nomeadamente entre os jovens. Eu não me vou colocar em questões políticas, mas sabemos que o investimento em publicidade aumenta o consumo", esclarece, em declarações à TSF.

Leia também:
Oposição na Câmara do Porto falta à inauguração do renovado pavilhão Rosa Mota
"É uma das medidas que a Organização Mundial de Saúde recomenda: dificultar o acesso à publicidade, designadamente para os jovens", assinala ainda. Rui Tato Marinho entende mesmo que, associado a fenómenos desportivos, esta publicidade "coloca em risco a saúde de muitos dos nossos jovens".