- Comentar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentará "ainda esta semana ao Ministério da Saúde uma proposta de revisão da estratégia de testagem" para a nova fase de combate à pandemia de Covid-19.
A informação foi enviada à TSF depois das palavras desta terça-feira da Ministra da Saúde, que disse que tinha pedido à DGS para estudar o assunto e eventualmente alterar a norma.
Na resposta, a DGS acrescenta que o objetivo da revisão da estratégia de testagem passa por "fomentar as ações de rastreio, bem como os testes a realizar a contactos de casos positivos de Covid-19".
Recorde-se que até hoje, desde 17 de julho de 2020, a norma da DGS para rastreio de contactos prevê que os testes "nos contactos de alto risco podem ser considerados" de acordo com a avaliação do risco pelas Autoridades de Saúde, "especialmente nas situações de surtos e em pessoas com exposição prolongada" ao infetado - "como, por exemplo, coabitantes" -, sobretudo, em espaços fechados e pouco ventilados.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Médicos aplaudem alargamento dos testes que DGS restringiu há meio ano
Depois de ouvir os epidemiologistas a pedir mais testes, Marta Temido referiu no final da reunião do Infarmed que a DGS estava a reavaliar o possível alargamento dos critérios de testagem.
"Neste momento, os testes são sobretudo preconizados para os contactos de alto risco e aquilo que pedimos que fosse avaliado tecnicamente era a possibilidade de o teste ser mais abrangente, independentemente do risco do contacto", afirmou a governante.
Portugal atingiu em janeiro um máximo de testes, que chegou a ultrapassar "os 77 mil num determinado dia", segundo a Ministra da Saúde, que reiterou que a posição do Ministério é a de que "não podemos deixar cair o número de testes", mesmo perante um abrandamento da situação epidemiológica no país.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Leia também:
Portugal registou mais 161 mortes e 4387 novos casos de Covid-19