Duração, escolas e ensino superior. O que já se sabe sobre o novo confinamento?

António Costa adianta que o novo confinamento terá um "perfil semelhante ao que adotámos logo no início da pandemia, no período de março e abril".

A avaliação no ensino superior não vai ser interrompida e as novas medidas adotadas terão o horizonte temporal de um mês. Estas são algumas das informações que o primeiro-ministro já deu a conhecer ao país depois da reunião do Infarmed. As medidas para o novo estado de emergência, que contará com um novo confinamento geral, serão anunciadas esta quarta-feira, depois da reunião do Conselho de Ministros, mas António Costa já levantou a ponta do véu.

"É essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês"

O primeiro-ministro adianta esta terça-feira, depois da reunião do Infarmed, que há um "consenso generalizado" de que, perante a evolução da pandemia em Portugal, "é essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês".

António Costa adianta que o novo confinamento terá um "perfil semelhante ao que adotámos logo no início da pandemia, no período de março e abril".

Encerramento das escolas divide especialistas

O tema que causa maior divergência entre os especialistas tem que ver com o funcionamento das escolas. De acordo com os especialistas, "até aos 12 anos nada justifica o encerramento das escolas", sustenta António Costa, mas, a partir dessa idade, "as divergências entre os especialistas foram muito grandes".

Ainda assim, o primeiro-ministro refere que continuam os diálogos e que ​​​​​​"não é a escola que é um foco de infeção, mas sim mais um fator de movimentação das pessoas que pode resultar em mais infeções."

A manutenção das aulas presenciais para os níveis de ensino de alunos a partir dos 12 anos será ponderada pelo Presidente da República, Governo, parlamento e outros agentes do setor da educação.

Avaliação no ensino superior não será interrompida

António Costa adianta ainda que "está fora de causa interromper atividades de avaliação no Ensino Superior".

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de