- Comentar
A avaliação no ensino superior não vai ser interrompida e as novas medidas adotadas terão o horizonte temporal de um mês. Estas são algumas das informações que o primeiro-ministro já deu a conhecer ao país depois da reunião do Infarmed. As medidas para o novo estado de emergência, que contará com um novo confinamento geral, serão anunciadas esta quarta-feira, depois da reunião do Conselho de Ministros, mas António Costa já levantou a ponta do véu.
Ouça o comentário do diretor da TSF, Domingos de Andrade, às opções do Governo.
"É essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês"
O primeiro-ministro adianta esta terça-feira, depois da reunião do Infarmed, que há um "consenso generalizado" de que, perante a evolução da pandemia em Portugal, "é essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês".
António Costa adianta que o novo confinamento terá um "perfil semelhante ao que adotámos logo no início da pandemia, no período de março e abril".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Novo confinamento: "É essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês"
Encerramento das escolas divide especialistas
O tema que causa maior divergência entre os especialistas tem que ver com o funcionamento das escolas. De acordo com os especialistas, "até aos 12 anos nada justifica o encerramento das escolas", sustenta António Costa, mas, a partir dessa idade, "as divergências entre os especialistas foram muito grandes".
Ainda assim, o primeiro-ministro refere que continuam os diálogos e que "não é a escola que é um foco de infeção, mas sim mais um fator de movimentação das pessoas que pode resultar em mais infeções."
A manutenção das aulas presenciais para os níveis de ensino de alunos a partir dos 12 anos será ponderada pelo Presidente da República, Governo, parlamento e outros agentes do setor da educação.
Avaliação no ensino superior não será interrompida
António Costa adianta ainda que "está fora de causa interromper atividades de avaliação no Ensino Superior".
