DGS reviu para menos de metade doentes no Porto com Covid-19.
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu que os dados sobre o Porto divulgados no boletim de ontem da Covid-19 tinham, afinal, um erro, que duplicava o número de doentes no concelho, colocando-o, destacado, no topo dos mais afetados.
O aumento artificial coincidia, só no Porto, praticamente, com o aumento nacional do número de infetados que tinha sido, nesta segunda-feira, um dos aumentos diários mais baixos das últimas semanas: +446 casos, numa subida "ligeira" de 7%.
Agora, no novo boletim diário publicado esta terça-feira, a DGS reviu os números do Porto: no domingo a cidade tinha 417 doentes com o novo coronavírus; na segunda-feira, com o tal erro, 941; e hoje, com a falha corrigida, 462, menos de metade.
Fonte oficial da DGS garante à TSF que a falha nos dados do Porto só afetou mesmo os dados por concelho, não sendo preciso alterar os números nacionais.
Os dados nacionais têm estado sempre corretos e o problema estava apenas nos dados por concelho, com a referida duplicação por falta de preenchimento de dados que obrigava a recorrer a diferentes fontes.
Razões que levaram a DGS a rever, a partir desta terça-feira, a metodologia dos dados reportados diariamente com o número de infetados.
12008878
A partir de agora a DGS explica que, "mesmo sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos - nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias, passa a disponibilizar apenas os dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE)".
12008986