- Comentar
É um Mar d'Estórias, de ondas seculares e redemoinhos de memórias. Uma espiral que nos transporta ao século XV, época em que foi construída, na cidade em Lagos, um dos primeiros edifícios renascentistas do Algarve.
TSF à Mesa - Espaço multifuncional é um mar de estórias
Erguido, paredes meias, com a igreja que acolhia a Irmandade do Corpo Santo dos Pescadores da cidade, e destinado ao Compromisso Marítimo de Lagos, resistiu ao terramoto de 1755 e acabou por servir de armazém de vinhos e cereal nos princípios do século XX.
Nos anos 1930, foi transformado em quartel de bombeiros, utilização que se manteve por mais de meio século, antes de conhecer tempos de reduzida e indefinida utilização.
O pórtico com dois vistosos medalhões, belo exemplar da arquitetura renascentistas, mudou de local e a talha dourada vendida à Irmandade do Carmo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em 2016, um novo projeto devolveu dignidade e vida ao edifício recheado de história. Foi o culminar de três anos gastos a restaurar e a transformar o interior num bem arquitetado conjunto que inclui uma loja de produtos portugueses de excelência, um restaurante no piso superior e um terraço com a funcionalidade de bar e com magnífica panorâmica do centro histórico e do oceano.
O espaço destinado ao serviço de restaurante, é muito acolhedor e confortável, funcional e de ambiente descontraído, com uma decoração moderna, a exemplo da amesendação.
A carta prima pela sazonalidade, uma forma de utilizar produtos regionais, evidenciando, desse modo, a qualidade da gastronomia portuguesa, expressa através de uma cozinha com um toque inovador e contemporaneidade no empratamento.
Para petiscar, há carpaccio de muxama, o saboroso presunto do mar, com agrião e amêndoa e tábuas de queijos, conservas e de enchidos ou mistas.
No capítulo de entradas, insinuam-se camarão alaranjado, com laranja, alho e ervas; atum confitado, com pimentos de escabeche, agrião e rabanete; berbigão; empada de pato e pataniscas vegetarianas, assadas no forno com legumes da época.
Há porco desfeito, com a carne do cachaço do suíno acompanhada com pão torrado e molho de iogurte e limão.
Lulas recheadas com enchidos de Monchique e creme de tomate são um pitéu muito saboroso, que está no topo das preferências.
Nos pratos de maior envergadura, surgem polvo assado, com batata, pimentos e ovas; bacalhau assado com broa; e o atum grelhado com puré de cenoura, feijão carito, endívia, nabo e muxama.
Nas carnes, surgem propostas igualmente apelativas: uma delas, é pato cozinhado a baixa temperatura e esmagada de batata; outras, peito de frango, chouriço, alho-porro e arroz de espinafres ou lombo de porco, xerém e jus de vinho da Madeira.
Para concluir em apoteose refeição muito agradável, a alcagoita de Aljezur é uma sobremesa icónica: são bombons de amendoim e chocolate com gelado de banana da Madeira.
Referência para uma versão do clássico pudim Abade de Priscos com amêndoa e fruta da época e para a trufa de alfarroba e figo.
Garrafeira com referências de alguns produtores menos habituais nos circuitos da grande distribuição. Serviço muito simpático nesta casa onde o conceito três em um é um encantador e muito saboroso Mar d'Estórias. Em Lagos.
Onde fica:
Localização: R. Silva Lopes 30, 8600-315 Lagos
Telef.: 282 792 165