"Estou emocionado." Gouveia e Melo aplaudido, elogia adesão de jovens à vacinação

Durante a manhã de sábado foram vacinados 45 mil jovens entre os 12 e 15 anos.

Gouveia e Melo não escondeu a emoção com o número de jovens vacinados durante a manhã deste sábado. Até às 11h45, tinham sido vacinados em todo o país 45 mil jovens entre os 12 e 15 anos, o que leva o coordenador da task force a acreditar que vão aparecer muitos mais do que aqueles que estão agendados.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita a um centro de vacinação em Alcabideche, no concelho de Cascais, Gouveia e Melo deu largas à satisfação.

"Sinto-me muito contente porque todos os nossos esforços, todos os nossos cansaços, perante o exemplo destes jovens e das suas famílias tudo se torna leve, parece que não há esforço e a gente sente-se reanimado para mais todas as etapas que venham por aí", afirmou.

Por terem sido vacinados 45 mil jovens ainda durante a manhã, o coordenador da task force admitiu que "vão aparecer muito mais pessoas do que aquelas que estavam agendadas". "Estou emocionado", confessou.

Gouveia e Melo foi recebido com aplausos no centro de vacinação em Alcabideche. Questionado sobre a terceira dose da vacina, que já está a ser preparada pelo governo regional dos Açores, o coordenador da task force salientou que é preciso dar tempo ao tempo.

"As autoridades regionais têm bastante autonomia. No entanto, nesta fase ainda não acabámos de dar sequer as segundas doses a toda a população", referiu, sublinhando que a decisão é da DGS.

Este é o primeiro fim de semana de vacinação dos jovens entre os 12 e 15 anos. Estão inscritos mais de 110 mil jovens, mas quem não fez o agendamento pode também recorrer à modalidade "Casa Aberta".

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde, e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

De acordo com o calendário definido pela task force, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até ao dia 19 de setembro, perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo 'turno'.

A recomendação da DGS para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida no passado dia 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a Covid-19.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

*com Lusa

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de