A aeronave estava estacionada em Ponte de Sor. O piloto do avião já está a salvo.
Corpo do artigo
Um avião de combate a incêndios caiu esta quarta-feira na zona de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
A TSF apurou que os bombeiros procuram homem que terá caído ao rio. O piloto do avião já está a salvo, uma informação confirmada à TSF por Mário Ferreira, comandante dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) esclareceu que o acidente com o avião de combate a incêndios ocorreu na zona de Trizio, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, referindo que apenas se registaram danos materiais.
11073729
O alerta foi dado às 16h46 por um cidadão.
O CDOS desconhece ainda se o avião caiu na água (tendo em conta a proximidade da barragem de Castelo de Bode) ou em terra, uma vez que os meios estão a caminho do local.
Segundo um comunicado da ANEPC, o avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta tarde "um acidente quando efetuava uma manobra de 'scooping' (recolha de água)" no Zêzere, na zona de Trizio.
O comunicado acrescenta que o piloto saiu ileso, existindo apenas registo de danos materiais, com o avião a amarar no Zêzere.
A aeronave estava estacionado em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural no concelho Ansião, distrito de Leiria.
A ANEPC salienta que as causas do acidente serão apuradas pelas "entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves".
Fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à agência Lusa que a entidade foi notificado do acidente, e acrescentou que irá proceder à respetiva investigação.
Antes, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém tinha indicado à Lusa que o avião tinha tido o acidente em Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, e que amarou na barragem de Castelo de Bode.
O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião "não bateu em nada" e que o acidente ocorreu durante uma manobra de recolha de água.
Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o piloto, "sem queixas", tem 49 anos e recusou o transporte para uma unidade hospitalar.
O piloto do avião de combate a incêndios que caiu esta tarde no rio Zêzere encontra-se bem, e nem necessitou de se deslocar ao hospital. A aeronave continua submersa no rio. Uma equipa de mergulhadores encontra-se à procura dos destroços.
O piloto saiu da aeronave pelos seus próprios meios, como apurou a TSF junto do comandante dos bombeiros de Cernache do Bonjardim. Paulo Mariano afirma desconhecer ainda o problema que esteve na origem do acidente.
O avião caiu quando se preparava para fazer o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria. O fogo já passou para o concelho vizinho de Ansião, mas, segundo a Protecção Civil, está em resolução. No local estão mais de 230 bombeiros.
* Notícia atualizada às 20h00