Se vir plástico desnecessário, tire uma foto. Deco pede ajuda aos consumidores

Esta quarta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a Deco lança a campanha #plasticoamais, para combater o excesso de plástico nas embalagens dos produtos que consumimos.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) está a pedir aos consumidores que denunciem as embalagens com plástico a mais e exijam às empresas que apresentem alternativas.

Através de um endereço de e-mail (plasticoamais@deco.pt), uma página nas Redes Sociais e um hashtag próprio nas redes sociais (que dá nome à campanha: #plasticoamais), os consumidores são convidados a partilhar fotografias de produtos que estão excessiva ou injustificadamente embalados em plástico.

As fotografias partilhadas serão depois encaminhadas pela Deco para os próprios produtores e vendedores destes produtos, para que sejam apresentadas soluções de alternativas para as embalagens, que envolvam menos plástico.

Em declarações à TSF, Andreia Almeida, jurista da Deco, refere que já foram enviadas por e-mail e partilhadas na página de Facebook da iniciativa pelos consumidores várias imagens. "Frutas e legumes embaladas de forma excessiva" ou "presunto embalado, em que, para além da embalagem em plástico, há também tiras de plástico a dividir as fatias", são alguns dos exemplos apontados.

"Quando nos deparamos com o #plasticoamais, percebemos que a mudança para um planeta mais limpo não está só nas nossas mãos. As empresas e os decisores políticos têm que combater urgentemente este flagelo", defende a Deco.

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética e a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor já tomaram conhecimento da ação da Deco.

"Não há tempo a perder", sublinha a Deco. "Um pequeno gesto do consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o seu comportamento."

Notícia atualizada às 9h25

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de