- Comentar
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não tem dúvidas de que a Web Summit está a ter efeitos práticos no desenvolvimento e na modernização da economia portuguesa. Entrevistado pelo jornalista Manuel Acácio, para o Fórum TSF, Manuel Heitor considera que o investimento do Estado naquele que é o maior evento de empreendedorismo e tecnologia do mundo está a ter um retorno positivo.
"Não tenho dúvida nenhuma que é um contributo, entre muitos outros. Temos feito um esforço grande para aumentar o investimento em ciência, a atrair mais fundos europeus. Veja-se a evolução nos últimos quatro anos", começa por dizer.
Para o governante, "estes elementos são todos elementos importantes de uma estratégia coerente, articulada e de mobilizar a sociedade de uma forma geral para um processo em contínua transformação digital e cada vez mais a importância que a Web Summit e os vários stands, as várias apresentações têm dado ao tema da ação climática, conjugado com a digitalização, mostra um sentido."
"É importante para Portugal e para os portugueses, para as empresas, para os jovens. São elementos importantíssimos", remata.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Também no Fórum da TSF, Carlos Oliveira, antigo secretário de Estado do Empreendedorismo e membro do Conselho Europeu da Inovação, entende que a Web Summit tem importância, mas está a ter demasiada atenção.
"Não me recordo de mais nenhuma semana do ano em que haja um tema que seja tão debatido e tão falado face ao impacto que pode ter. Estamos a dar demasiada importância ao potencial da Web Summit", explicou à TSF Carlos Oliveira.
Antigo secretário de Estado do Empreendedorismo analisa importância da Web Summit
Já José Tribolet, professor de engenharia informática no Instituto Superior Técnico, considera que Portugal está melhor com a Web Summit. No entanto, não é um evento milagroso para potenciar a economia do país.
"Se olharmos para o panorama global da relação entre o mundo científico e tecnológico, nomeadamente académico, e o que é mais importante, como a criação da riqueza, o crescimento da economia e a valorização económica, social e cultural do país, a Web Summit tem o seu lugar, mas não é o milagre salvador da economia portuguesa", acrescentou o professor de engenharia informática no Instituto Superior Técnico.
José Tribolet sublinha que Web Summit não é milagre que vai salvar a economia portuguesa