Morreu o diplomata, antropólogo e escritor José Cutileiro

O embaixador José Cutileiro comentava assuntos internacionais no programa da TSF "Estado do Sítio".

O diplomata, antropólogo e escritor, José Cutileiro morreu este domingo, aos 85 anos, em Bruxelas. Nascido em Évora em 1934, estudou Antropologia Social em Oxford e ensinou-a em Londres, na London School of Economics e no Institute for Advanced Studies, em Princeton, nos Estados Unidos.

Filho de médico, chegou a viver no Afeganistão na adolescência, quando o pai para lá foi trabalhar. Diplomata de 1974 a 1994, considerava, além dos momentos pessoais, o 25 de Abril da revolução o dia mais importante da sua vida.

Em 1992, coordenou a Conferência Europeia sobre a ex-Jugoslávia, presidida por Lord Carrington. De 1994 a 1999, foi secretário-geral da União Europeia Ocidental (UEO), depois de ter sido embaixador em Moçambique e na África do Sul (no momento da libertação de Nelson Mandela).

Comentava desde 2018 política internacional no programa O Estado do Sítio, de Ricardo Alexandre, na TSF, depois de década de meia de trabalho conjunto na Antena 1 nos programas Visão Global e Mais Europa. Escreveu crónicas (O Mundo dos Outros) e obituários (in Memoriam) no semanário Expresso, tendo escrito igualmente, durante alguns anos, no Jornal de Negócios.

Publicou dois livros de versos ("O Amor Burguês" e "Versos da Mão Esquerda"), uma monografia que é referência fundamental na Antropologia Portuguesa ("Ricos e Pobres no Alentejo"), um ensaio sobre o fim da Jugoslávia ("Vida e Morte dos Outros"), crónicas sob o nome de A.B. Kotter ("Bilhetes de Colares") e um livro de reflexões resultantes das conversas com Ricardo Alexandre, "Visão global, Conversas para Entender o Mundo").

Entre 2014 e 2019 manteve um "Bloco de Notas" no blogue Retrovisor de Vera Futscher Pereira, que resultou no livro "O Inventário", publicado este ano.

Era casado e tinha um filho (de anterior casamento) e um neto.

Ouça aqui a Entrevista TSF/DN a José Cutileiro, emitida a 15 de março de 2020

Notícia atualizada às 12h54

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de