Polícia questiona os motivos para tantos automobilistas estarem na rua quando se pede à maioria que permaneça em casa.
Corpo do artigo
A PSP teve, na manhã desta segunda-feira, novamente várias operações de controlo nas principais estradas. A polícia questiona os motivos para tantos automobilistas estarem na rua quando se pede à maioria que permaneça em casa.
Na grande Lisboa, por exemplo, esteve montada uma operação no IC19, no sentido Sintra-Lisboa, junto à radial de Benfica, e formou-se uma longa fila. O resultado foi uma enorme fila de carros.
"A ação de maior envergadura desta manhã ocorreu no IC19, à entrada de Lisboa. Outras aconteceram em Setúbal, Porto, Coimbra, todas as grandes cidades, sempre com este fim. Uma minoria da população - quando falamos em minoria estamos a falar de alguns milhares de pessoas - ainda se desloca de uma forma que não é consentânea com o atual contexto que estamos a viver", explicou Nuno Carocha.
TSF\audio\2020\03\noticias\30\int_nuno_carocha_1
O trânsito começou logo a parar no nó da Amadora e foi até ao nó de Pina Manique, com tudo parado. No sentido contrário, Lisboa-Sintra, parecia ser também um dia de semana normal, com muito movimento e sem paragens.
A chuva intensa que surgiu por volta das 10h00 veio complicar e desmobilizou a polícia. Uma manhã difícil para quem quis entrar em Lisboa.
"É necessário que as pessoas usufruam das exceções que a lei prevê, mas de uma forma parcimoniosa. Obviamente que ir meia dúzia de vezes ao supermercado no mesmo dia ou ir passear o cãozinho de manhã, à tarde e à noite e praticar exercício físico também duas vezes por dia não se compatiliza com o atual contexto em que estamos", alertou o responsável pelas Relações Públicas do Comando Nacional da PSP.
TSF\audio\2020\03\noticias\30\int_nuno_carocha_2
Há também equipas da PSP na grande Lisboa. Os agentes também estão a fazer controlos noutras cidades, como Porto e Coimbra.