Poeiras de África e "chuva de lama": o fenómeno que está a atingir Portugal

Areias provenientes dos desertos do Norte de África estão a afetar a qualidade do ar em Portugal.

Portugal está a ser atingido por uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África que pode provocar "chuva de lama" nos próximos dias, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Terça, dia 30 de março, continuarão muito elevadas as concentrações de poeira. Na quarta-feira assistiremos a uma diminuição da concentração e apenas na quinta-feira, 1 de abril, se prevê que sejam residuais as poeiras sobre o território", aponta o IPMA numa nota publicada esta segunda-feira no Facebook.

"Durante estes dias o céu deverá apresentar uma tonalidade acinzentada, embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito. A luz solar será também afetada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade."

Além disso, a precipitação prevista, associada à presença de poeiras em altitude, "poderá resultar na deposição de algumas poeiras no solo, no que popularmente se designa por chuva de lama'".

Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que o fenómeno "está relacionado com a ação de dois centros de ação: um de pressão que se encontra entre a Madeira e o Norte de África e outro de um anticiclone que, neste momento, se encontra a Norte da Península Ibérica. Geraram um fluxo de leste e houve então este transporte, em altitude, das poeiras que irá afetar Portugal Continental durante o dia de hoje e amanhã".

Este fenómeno está a ser captado em imagens divulgadas nas redes sociais:

Faro, #Algarve ©️Paulo Pires Não tenho memória de um episódio tão intenso de poeiras como o que se está a registar hoje no nosso país. #Poeiras #SaharianDust #Calima

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Terça-feira, 30 de março de 2021

Chuva de lama em Vila do Conde, Porto. ©️Fernando Pontes

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Segunda-feira, 29 de março de 2021

A chuva de lama deixou os carros assim em Cabanas de Viriato. ©️Pedro Abranches D'Aguiar Mateus

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Segunda-feira, 29 de março de 2021

Impressionante o céu amarelado em Tróia, #Grândola. ©️João Luis Sousa #Poeiras #SaharianDust #Calima Confirma-se, um dos maiores episódios de poeiras saharianas dos últimos anos, evite a exposição.

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Terça-feira, 30 de março de 2021

Troia, Setúbal. 28.03.2021 ©️Patrícia Alves Moleiro #Poeiras #SaharianDust #Calima

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Domingo, 28 de março de 2021

#Poeiras #SaharianDust #Calima Os tons do pôr do sol não enganam, muita poeira em suspensão na atmosfera. ➡️Trofa, Porto. ©️José Correia

Publicado por Meteo Trás os Montes - Portugal em Domingo, 28 de março de 2021

As poeiras provenientes do norte de África podem provocar uma "fraca qualidade do ar no continente", alertou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos.

É recomendado que a população em geral reduza os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

A sua localidade está a ser atingida por poeiras de África ou "chuva de lama"? Envie as suas fotos para tsf.online@tsf.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de