- Comentar
Cinco pessoas morreram e 1231 foram infetadas pelo SARS-CoV-2 já depois de terem concluído o processo de vacinação há mais de 14 dias. Os dados enviados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) à TSF revelam também que quatro dos cinco mortos tinham 80 ou mais anos.
Dos 1231 infetados com esquema vacinal completo - e entre os quase dois milhões de vacinados contra a Covid-19 - 37% (cerca de 455) pertencem à faixa etária dos 80 e mais anos e 8% (cerca de 98) têm entre 70 e 79 anos.
Entre os casos de infeção há também 26 pessoas internadas "com diagnóstico principal por COVID-19" e, destas, 77% (20) têm mais de 80 anos. Há ainda outras 17 pessoas internadas "com diagnóstico secundário".

Leia também:
Portugal continua a várias velocidades. Governo fala em "situação preocupante"
A DGS explica que, apesar de todos os casos de infeção por SARS-CoV-2 serem "encaminhados por equipas médicas e de Saúde Pública" e seguidos clinicamente "independente do estado vacinal da pessoa", nos casos de pessoas com esquema vacinal completo, "a equipa médica ou de saúde pública pode requerer investigações suplementares, como a sequenciação genética do vírus".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Reconhecendo que "a efetividade vacinal é muito elevada, mas não é de 100%", as autoridades de saúde recomendam "as conhecidas medidas de precaução" e apelam à vacinação "especialmente dos mais vulneráveis".