Recolha de equipamentos elétricos usados com novo recorde

No ano passado foram recolhidas mais de 2400 toneladas de equipamentos eletrónicos usados.

O material conseguido através da campanha "Quartel Electrão" representa um aumento de 19% face ao ano passado. Esta parceria da Liga dos Bombeiros Portugueses com a Associação de Gestão de Resíduos Electrão contou com a participação de 159 associações humanitárias.

Andreia Craveiro, responsável pelo projeto, diz que 2021 foi o melhor ano de sempre.

"Com 2 mil e 410 toneladas de equipamentos elétricos e eletrotécnicos usados, baterias, pilhas e lâmpadas entregues para reciclagem. O quartel vencedor também superou a marca em termos de maior quantidade recolhida num único ano, conseguiu 161 toneladas. Cada vez mais as pessoas pensam duas vezes antes de abandonar um equipamento elétrico usado e pensam cada vez mais nos bombeiros quando querem desfazer-se de algo que não usam."

O material recolhido pelos Bombeiros Voluntários é encaminhado para reciclagem.

Os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses conquistaram o primeiro lugar, com mais de 160 toneladas de material recolhido. Como prémio recebem um veículo de combate a incêndios. O presidente, João Lima, sublinha que conseguiram mobilizar a população. "Essencialmente foram eletrodomésticos, mas também recolhemos lâmpadas e pilhas num total superior a 160 toneladas. O objetivo era conseguirmos esta viatura de combate a incêndios, que faz sempre falta e exonera a associarão de fazer este investimento. É uma ajuda mutilo grande."

Os Bombeiros de Agualva Cacém conseguiram a maior quantidade de pilhas, quase uma tonelada e meia. Luís Baptista, o presidente, destaca o impacto ambiental e social desta iniciativa. "É uma ajuda muito importante, porque permite dotar o pessoa e reforçar a disponibilidade de material de proteção individual que tem muito desgaste. É uma ajuda muito importante para a proteção dos nossos efetivos."

Em 2021, foram entregues 250 mil euros aos bombeiros voluntários que participaram nesta campanha. A sétima edição do "Quartel Electrão" já está a decorrer, arrancou em janeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de